Quem Somos

A Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto foi criada em 9 de agosto de 2000, tendo por objeto o exercício da atividade de gestão de obras públicas para a autarquia portuense e para outras entidades, públicas ou privadas. 


Desde então, a empresa tem realizado um grande número de intervenções assentes na edificação de novos agrupamentos habitacionais, equipamentos públicos e vias de comunicação, e na reabilitação e requalificação de bairros municipais e outros espaços urbanos.


Viaduto das Andresas, Palácio dos Correios, Bairro de Parceria e Antunes, Pavilhão da Água, Casa Cinema Manoel de Oliveira, Museu do Vinho do Porto, Infraestruturas da Porto Digital, Frente Ribeirinha, Túnel de Ceuta e todo um vasto conjunto de acessibilidades junto aos estádios do Dragão e do Bessa são alguns dos empreendimentos de envergadura e complexidade muito variáveis realizados por esta empresa.


Totalmente orientada para o cliente, a Gestão e Obras do Porto, EM tem como missão a perfeição das obras cuja gestão lhe é solicitada, utilizando para tal critérios de engenharia e gestão no estado da arte, que permitem obter a qualidade definida, respeitando os prazos e controlando os custos.


Rigor e Qualidade


A empresa tem o seu processo produtivo organizado com o objetivo de respeitar e fazer cumprir os orçamentos aprovados e os planeamentos definidos, assumindo uma política agressiva de controlo de custos e de qualidade na realização das empreitadas.


O rigor no planeamento e no controlo da gestão dos empreendimentos habilita a empresa com instrumentos que lhe faculta posições de vantagem nos contenciosos que, inevitavelmente, acaba por esgrimir com os seus fornecedores e lhe vem granjeando invariável sucesso.


A Gestão e Obras do Porto, EM terminou o processo de certificação do seu sistema de gestão segundo a norma NP EN ISO 9001:2000 em dezembro de 2004, tendo sido o primeiro serviço/entidade do universo do Município do Porto a obter a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade e sendo ainda a única, na sua área de negócio, a nível nacional.


A implementação deste Sistema de Gestão de Qualidade permitiu adotar uma gestão por objetivos, visando aumentar os seus rácios de eficiência e eficácia.


Este instrumento de gestão permite à empresa, nomeadamente:
- Planear todas as atividades concorrentes à satisfação das necessidades dos clientes;
- Definir uma estrutura organizacional, autoridades e responsabilidades necessárias à tomada de decisões, de forma a realizar com eficiência e eficácia as atividades planeadas;
- Estabelecer e sistematizar um conjunto de práticas necessárias e adequadas à prestação do serviço e à melhoria do mesmo;
- Criar objetivos mensuráveis com indicadores de desempenho;
- Auditar, com transparência, todos os processos da empresa.


Todo o know-how que vem sendo acumulado, em particular a sua forma de gestão, torna a Gestão e Obras do Porto, EM particularmente solicitada para o partilhar com diversas entidades públicas e privadas, enquanto empresa modelo na sua área de negócio.


Prémios
- Prémio INH 2004: Conjunto Habitacional de Monte S. João
- Prémio IHRU 2008 - Promoção Municipal: Conjunto Habitacional das Fontaínhas
- Menção Honrosa IHRU 2008: Conjunto Habitacional Travessa de Salgueiros
- Menção Honrosa IHRU 2008 - Reabilitação e Qualificação do Espaço Público: bairro de Pio XII
- Finalista do Prémio Secil Arquitetura 2008: Arranjo Urbanístico do Espaço Público do Bairro de Contumil